quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
A EXPANSÃO DO PROJETO LICURI
Após divulgação em jornal de grande circulação, o projeto despertou o interesse de diversas prefeituras do interior da Bahia como Caldeirão Grande, Boa vista do Tupim, Jequié, Antonio Gonçalves entre outras.
O projeto licuri através das pesquisas coordenado pela professora e doutora DJANE SANTIAGO resultou na geração de novas inovações tecnologicas com deposito de patete junto ao INPI (instituto nacional de propriedade industrial), merecendo destaques:
- caracterização mineral do coco e da polpa de licuri
- novos produtos a base de licuri
- biocosmeticos do licuri
- maquinarios para beneficiamento do licuri
- biocombustivel a base do licuri
Com todas essas pesquisas resultaram em uma cartilha desenvolvida pelo MEC, onde atraves desse link é possivel ter acesso àlgumas informações do projeto licuri.
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cartilha_licuri.pdf
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
INICIO DO PROJETO
o projeto licuri surgiu em 2003, quando foi lido em jornal de grande circulação lido em jornal de grande circulação no estado, que o governo poderia incluir a pipoca na merenda escolar, porem a pipoca é um alimento de baixo valor nutricional, assim, o GRUPO DE PESQUISA E PRODUÇÃO EM QUIMICA, coordenado pela professora e doutora DJANE SANTIAGO iniciou os estudos para valorização de plantas do semi-arido (licuri), com aprovação do projeto CT-agro/CNPq.
no ano de 2004 foram desenvolvidos estudos da composição quimica da polpa e amêndoa do licuri, sendo criado diversos produtos. Em 2006 foi inicializado o aperfeiçoamento da maquina de quebrar do licuri. Os resultados das pesquisas foram divulgados em jornal de grande circulação na Bahia, desmostrando o potencial socioeconomico do licuri.
Assinar:
Postagens (Atom)